Social Icons

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Após aderir ao PDI, gestor de Sapezal participa de primeira capacitação

O primeiro módulo de capacitação aos gestores dos municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do TCE-MT teve início nesta quinta-feira (13).

O tema inicial foi "Identidade organizacional e o cenários'', realizado por meio do Ensino a Distância (EAD). A aula-palestra teve a orientação da consultora em Planejamento Estratégico Elisabete Queiroz, realizada no auditório da Escola de Contas e transmitida ao vivo pelo portal do TCE-MT na Internet. Trata da primeira aula do Projeto 1 do PDI que o "Apoio ao Planejamento Estratégico". Em 2014, aderiram ao PDI os municípios de Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, Água Boa, Poxoréo e Juscimeira.

Durante a aula, Elizabete Queiróz falou sobre a implantação do sistema de administração gerencial e a importância da atuação dos líderes no contexto do planejamento. "O Planejamento Estratégico (PE) é uma ferramenta de gestão voltada aos cidadãos e à sociedade, ou seja, os usuários diretos dos serviços. Para a implantação do Planejamento é necessário o apoio de pessoas, práticas de trabalho que vão dar suporte ao projeto", explicou.

Ela destacou também que na elaboração do PE devem estar claras a identidade organizacional, com visão, missão e valores e a atenção ao cenário em que a organização está inserida. "A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada, pois a missão representa a sua razão de ser'', afirmou.

Em 2014, o programa de capacitação aos gestores contará com oito fases e 6 EAD´s entre os meses de fevereiro e setembro. As capacitações serão realizadas por teleconferência onde os participantes poderão interagir com os palestrantes e esclarecer dúvidas. Também serão agendadas reuniões nos municípios.

Após a realização do EAD, terá início a segunda e terceira fase do PDI, que irão tratar da análise do ambiente interno, externo e levantamento do histórico de resultados. Nessa oportunidade também será verificada a consolidação das informações sobre o cenário interno e externo.

O PDI do TCE-MT foi criado em fevereiro de 2012 e teve a adesão dos 20 municípios com as maiores população e receita, Secretarias de Estado e a Defensoria Pública que receberam técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico.

Os oito primeiros municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra) iniciaram a elaboração dos documentos a partir da assinatura do termo de adesão ao PDI no dia 25 de junho de 2012. Devido ao período eleitoral no final de 2012, os municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito. Já em 2013, as ações do TCE-MT foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.

Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino a Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas presenciais: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.


Em 2014 outros 10 municípios aderiram ao PDI e começam a elaborar seu Planejamento Estratégico, são eles: Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, Àgua Boa, Poxoréo e Juscimeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Blogger Templates